sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

SAUDE E PREVENSÃO - 02 - 21-02-2009

ACORDADO POR UM CÂNCER - Há 11 anos fui despertado com a gravidade de um câncer na próstata. Foi assim: Eu estava sentindo incomodado por um corte no ânus. Marquei uma consulta com uma proctologista e no dia marcado vesti uma cuecas amarela e fui. Esta tentativa em alertar as pessoas podem ter seu lado comigo,o sofrimento e a miséria humana podem fazer bem áqueles que precisam sorrir e o fazem achando graça na cituação de alguém, mesmo sendo uma desgraça. Como eu ia dizendo vesti a cuecas amarela e fui. Chegando ao consultório da Drª fiquei um pouco desconfiado, só haviam mulheres. Quando fui chamado disse para ela: pensei que a senhora só atendesse mulheres. - Não eu atendo qualquer um. Conversando comigo ela procurou saber sobre as cirurgias que eu já havia me submetido. Eu disse a ela: já me submeti a cirurgia de hérnia e a duas de hemorróidas. Pouco tempo após a primeira cirurgia senti que havia surgido um pequeno caroço que incomodava bastante. O médico constatou que era uma fístula e deveria ser tirada através de cirurgia. A fístula ou seja o canal causado por infecção não cicatrizou. A incisão de uma cirurgia neste local que não cicatriza é um canal condutor de secreções. Foi necessário nova cirurgia para eleminar o problema, não eliminou, surgido outra hemorróidas e o médico de uma só vez eliminou o problema retirando a fístula e a hemorroidas. O cirurgião dizia ao anestesista: - tenho que retirar com o bisturi toda a infecção para que cicatrize a cirurgia, se eu cortar um pouquinho da chamada prega acaba toda a elasticidade do ânus. Eu escutava tudo pedindo a Deus que ele não errasse. Voltando à consulta com a drª. Eliana, após ter contado sobre as cirurgias às quais me submeti, ela disse: O senhor já se submeteu ao toque? - Não doutora. - Vamos fazer? - Sim, é constrangedor tanto fazer como dizer não a uma mulher. O que mais levam os homes a se submeterem ao toque são os pedidos das esposas provando a eles que o melhor caminho é se prevenirem. Pouco depois, já com as luvas ela olhou aquela figura e agarrou a cuegas com ambas as mão e deu uma puxão arrancando-a com violência. Chegou o momento em que o homem foge e muitas vezes falece por causa dessa fuga: - relaxe, deu-me dois tapinhas nas costas e estava feito o exame. Graças a Doutora estou vivo, sim, graças a ela porque eu não iria procurar um médico para o tal exame, mesmo assim passei momentos difíceis. Certa época todos os médicos que me examinavam faziam o toque, eu já não podia ver uma pessoa de branco que já ia baixando as calças. Devo contar ainda que me submeti a outros exames, em um deles o médico sob a supervisão do enfermeiro entroduzia uma sonda no meu ânus para depois fechar a tampa do aparelho que fazia lembrar a estadia em um caixão. O pobre auxiliar do médico, enfermeiro, preocupado, dizia constantemente: o senhor está bem? está se sentindo bem? - Faltou-me a educação e respondi: Como é que posso estar bem com o médico me introduzindo essa sonda no ânus? o enfermeiro nada mais disse. Pouco depois arrependi-me de ter sido tão grosseiro com aquela pessoa zelosa que se preocupava comigo. Vejam, não contei praticamente nada do que passei, não é importante se prevenir e evitar todo o sofrimento? Ainda vou contar mais alguns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário