sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

MINHAS PRIMEIRAS LEMBRANÇAS - 20-02-09

Minha primeira lembrança é de minha mãe. A segunda e única é de meu pai. Não tenho outra recordação dele. Faleceu quando eu tinha mais ou menos 5 anos. Estávamos doentes, eu fiquei bom e o pai continuou enfermo e faleceu. Eu estava em seu colo e ele esperava a mãe sair para lavar roupas na biquinha.Ela pós a bacia com roupas na cabeça enquanto eu sentado no colo do pai olhava. Meu pai temendo que eu chorasse começou a movimentar os joelhos me embalançando. Enquanto balançava o joelho começou a conversar com Deus cantando: Creio em Deus Pai todo Poderoso Criador do céu e da terra.... A mãe com a bacia na cabeça ia se afastando. Eu olhava ela se afastando enquanto o pai continuava falando ao Pai. Aquela pureza, a imagem e o som agradam a Deus e a mim também que não chorava. Minha mãe cada vez ficava menor, pela porta que dava para rua e ficava entre nós eu olhava e nunca vou esquecer o belo horizonte como fundo além dela.Era como fotografia que após revelada o fotografo admirado olha e diz: Santo Deus! eu não fotografei tudo isso! E a mãe se afastava cada vez mais. Mais tarde, já adulto imaginei minha mãe como se estivesse em um barquinho flutuando no mar azul em direção ao fim do mundo. Misturo meu pensamento infantil com o de adulto, o horizonte é o fim do mundo, o horizonte não é o fim do mundo. Eu criança temia que o barquinho se chocasse com o horizonte, eu adulto sei que aquela visão em forma de barreira não a impediria de passar caso quisesse. A exemplo da mãe milhares de mulheres carregam suas cruzes até os últimos dias com amor e dedicação. Foi como se a barreira de minha visão a impulsionasse de volta a nós. E o pai cantava, era uma despedida, uma entrega ao criador. Em minha vida não existe lembrança tão bonita e comovente. Ele se foi, e ela também, mas estão presentes em minha vida. Um homem com o filho no colo, ajudando a mulher e se comunicando com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário